» Dra. Graça Guimarães - CRM 10752

» Neurologista / Especialista em Medicina do Sono

» Diretora Técnica da Plurimed Especialidades Médicas:
   Atendimento em Neurologia e Medicina do Sono

 
Home
 

Polissonografia

Polissonografia

A polissonografia é o método mais objetivo para a avaliação do sono e de suas variáveis fisiológicas. Através do registro de três parâmetros mínimos que são o eletrencefalograma, o eletro-oculograma e do eletromiograma sub-mentoniano pode-se quantificar e qualificar o sono do indivíduo. O registro de parâmetros acessórios como o fluxo aéreo nasal, a oximetria, o esforço respiratório, o eletrocardiograma, o eletromiograma tibial anterior, dentre outros, são realizados conforme o objetivo do estudo, e contribuem para o diagnóstico de doenças relacionadas ao sono.

 

COMO É REALIZADA A POLISSONOGRAFIA?

A polissonografia é realizada em um laboratório de sono sob a supervisão de técnico ou enfermeiro treinado para este fim. O paciente deve dormir com sensores fixados no corpo que permitem o registro do sono. Os sensores (ou eletrodos) são fixados de maneira a permitir ao paciente movimentar-se durante o exame, não atrapalhando assim o sono

ONDE ESSE EXAME PODE SER FEITO?

Laboratório do Sono no INOOA - Instituto de Otorrinolaringologia Otorrinos Associados
Av. Antônio Carlos Magalhães, 2603, Salvador, BA (mapa » )
www.inooa.com.br
Tel: (71) 3270-8000

Polissonografia Domiciliar
Tel: (71) 98722-1521 e (71) 99111-8270

COMO SÃO OS PROCEDIMENTOS PARA SE REALIZAR A POLISSONOGRAFIA?

O paciente chega ao laboratório de sono onde é recepcionado pelo técnico/enfermeiro. Este profissional deverá realizar uma entrevista pré-exame e colar os eletrodos no paciente. O paciente será então encaminhado para o quarto onde irá dormir e as luzes são apagadas, iniciando-se assim o registro polissonográfico. O técnico acompanha o registro, intervindo sempre que necessário. Pela manhã, encerra-se o registro, são retirados os eletrodos, o técnico realiza uma entrevista pós-exame, e o paciente é então liberado. O registro é então analisado pelo médico durante o dia. É então emitido um laudo que o paciente deverá pegar e levar ao seu médico.

QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES DA POLISSONOGRAFIA?

A polissonografia é útil na investigação, no tratamento e no seguimento de pacientes com distúrbios do sono. As principais indicações de polissonografia são: 1-Sonolência Diurna Excessiva (Narcolepsia, Hipersonias Idiopática ou Recorrente, etc); 2-Distúrbios respiratórios durante o sono (Roncos, Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono, Síndrome de Aumento de Resistência das Vias Aéres Superiores, etc); 3-Instalação de CPAP; 4-Controle pós-tratamento (cirurgia, sonoplastia, aparelhos bucais, etc) de Síndrome de Apnéia Obstrutiva do Sono; 5-Distúrbios do ritmo cardíaco que ocorrem durante o sono; 6-Distúrbios de comportamento que ocorrem durante o sono (Sonambulismo, Distúrbio de Comportamento do Sono REM, Epilepsias, etc); 7-Síndrome de Pernas Inquietas e Movimentos Periódicos dos Membros; 8-Insônia. Em alguns casos a indicação é absoluta, e em outros é relativa.

QUAL O EQUIPAMENTO IDEAL PARA REALIZAR A POLISSONOGRAFIA?

O registro polissonográfico pode ser realizado em um aparelho analógico ou digital. O mais importante é que o aparelho ofereça recursos tecnológicos que ofereça segurança ao paciente e permita a obtenção de um registro de qualidade.

QUEM DEVE INTERPRETAR UMA POLISSONOGRAFIA?

Profissional da área médica de preferência neurologista, pneumologista ou otorrinolaringologista com título de especialista em Medicina do Sono. (imprescindível)

COMO É INTERPRETADA A POLISSONOGRAFIA?

O estagiamento da polissonografia segue a proposta de RECHTSCHAFFEN and KALES, de 1968. Os parâmetros mínimos para a realização do estagiamento do sono são o eletrencefalograma, o eletro-oculograma e o eletromiograma sub-mentoniano. O sono e´ divido em Sono com Movimentos Oculares Rápidos (Sono REM) e Sono sem Movimentos Oculares Rápidos (Sono NREM), que por sua vez é ainda sub-dividido em sono fases 1, 2, 3, e 4, conforme o sono se torna mais profundo. Cada uma destas fases apresenta características próprias, e o seu conhecimento é fundamental para a adequada interpretação da polissonografia. Quando se avalia eventos relacionados ao sono, a interpretação correta da polissonografia se torna ainda mais importante, pois esta avaliação baseia-se no tempo que o paciente efetivamente dorme, e não em todo o tempo que é registrado. Além disto, alguns eventos registrados podem ser normais em algumas fases do sono e anormais em outras.

QUAIS AS VANTAGENS DA POLISSONOGRAFIA?

A polissonografia oferece várias vantagens. Uma delas é que polissonografia permite identificar diversas alterações intrínsecas do sono, assim como distúrbios relacionados ao sono, como é o caso dos distúrbios respiratórios. As múltiplas variáveis registradas na polissonografia tornam a interpretação do exame mais fácil. A polissonografia permite ainda um ajuste mais flexível dos parâmetros avaliados, permitindo assim avaliar melhor as repercussões respiratórias sobre o sono e vice-versa. É necessária ainda previamente ao Teste das Múltiplas Latências do Sono. Outra vantagem é presença do técnico, que pode intervir durante a realização do exame sempre que necessário, além de ser importante para dar todo o apoio necessário ao paciente. A presença do técnico permite ainda o ajuste na pressão do CPAP.

 

Polissonografia Domiciliar

 

O QUE É A POLISSONOGRAFIA DOMICILIAR?

A mesma Polissonografia convencional, com os mesmos eletrodos e sensores, só que feita na casa do paciente.

NESSE EXAME O PROFISSIONAL PASSARÁ A NOITE ACOMPANHANDO O EXAME?

O exame poderá ser feito com e sem assistência.
Sem assistência: No caso de pacientes previamente selecionados que estejam preparados para fazer o exame sem assistência o técnico permanecerá acompanhando apenas até o início do sono do paciente e este será devidamente orientado sobre como proceder a noite durante o exame.
Para os exames solicitados com assistência a profissional técnico em Polissonografia permanecerá toda a noite na casa do paciente acompanhando o exame.

QUAL A VANTAGEM??

Reproduzir as mesmas condições de dormir do dia a dia sem as interferências externas e desconforto de dormir em local diferente do habitual. O resultado do exame será mais fidedigno.

OS CONVÊNIOS PAGAM A POLISSONOGRAFIA DOMICILIAR?

A maioria dos convênios não pagam a Polissonografia Domiciliar mas alguns permitem o reembolso parcial que deverá ser previamente discutido entre as partes.

QUANTO CUSTA?

A depender do tipo de exame que for solicitado pelo seu médico será de R$800,00(Polissonografia simples ou com CPAP) até 1500,00 (vídeo Polissonografia) Consulte a tabela de preços especiais para exame sem assistência.

 
 
 

Av. Tancredo Neves, 1632, Salvador Trade Center, Torre Norte, Sala 406
Caminho das Árvores - Salvador - BA

Tel: 71 3341-8881 gracaguimaraes.ba@hotmail.com